Data/Local: Shows @ Oi Futuro Ipanema, Talking Sounds @ POP (Polo de Pensamento Contemporâneo)
“Juntos, Canty e Whittaker estão reconfigurando o papel do colecionador de discos para o de um xamã”
The Wire
“Demdike Stare são os discos que a gente compra; é isso que nos influencia.”
Demdike Stare
Elizabeth Southern morreu em 1622 em uma prisão de Lancashire, noroeste da Inglaterra, antes de ir a julgamento por bruxaria. Líder de um grupo conhecido como “Pendle Witches”, era apelidada de Demdike. Dez membros de sua família e de seu círculo de amizades acabaram sendo enforcados em seguida.
Este sinistro episódio da história inglesa batizou o Demdike Stare, duo formado em 2009 por Sean Canty e Miles Whittaker, dois profundos colecionadores de discos raros e amantes de filmes de terror e suspense.
A colisão dessas paixões resultou em uma sonoridade que se utiliza de paisagens sonoras sinistras, dub jamaicano via Berlim (leia-se dub-techno), música concreta, jazz e infusões de ritmos e instrumentação “exótica”.
A discografia do Demdike Stare conta com os álbums Symbiosis, Tryptych (reunião dos EPs Liberation Through Hearing, Voices of Dust e Forest of Evil) e Elemental (coleção dos Eps Crysanthemum, Violetta, Rose e Iris). Ao longo de 2013, o Demdike Stare vem lançando uma série de EPs batizada de Testpressing.
Miles também possui projetos com as alcunhas MLZ, Suum Cuique, Miles e Pendle Coven. Sean Canty é um dos caçadores de vinil mais notórios da atualidade em função do seu trabalho para o selo Finders Keepers.
Não ouça com as luzes apagadas.